Relação Treinador-Atleta

  O desporto implica, inevitavelmente, interações sociais ou processos de grupo, que ao nível da competição assumem um caráter intergrupal e interpessoal.
  
  A compreensão do papel dos treinadores na orientação das equipas torna-se muito importante se aceitarmos que as suas ações implicam não só o ensino e aperfeiçoamento de competências físicas, técnicas e motoras, mas também envolvem um efeito sobre o desenvolvimento psicológico dos atletas, seja através da transmissão de um conjunto de princípios e valores acerca do desporto, seja pela forma como os ajudam a lidar cada vez mais eficazmente com as crenças exigências da competição.


  A relação treinador-atleta assume especial importância no sucesso desportivo do treinador sendo que as relações existentes no grupo/equipa condicionam todas as ações em que estão envolvidos. Um treinador deve ser capaz de motivar os seus atletas, essencialmente nas fases mais difíceis, com o intuito de extrair o melhor partido de todos e, com isto, mantê-los focados na excelência e procura dos objetivos propostos. Existe uma constante necessidade de apoiar os atletas não só dentro do campo, mas também na sua vida.

  Uma máxima sincronização entre treinador e os seus atletas levam a resultados mais positivos. De forma geral, para os atletas, o treinador é sinónimo de líder, professor, amigo, conselheiro, e, enquanto para outros sentimentos como o conflito, frustração, ressentimento, raiva, entre outros. Assim, de uma forma geral, pode dizer-se que quanto melhor for a relação treinador-atleta, maior será a perceção de competência, autonomia, relação, e consequentemente a motivação intrínseca de ambos.

  O sucesso do treinador é avaliado não só pelas suas vitórias mas também pela qualidade das relações com os atletas, sendo importante fazer sentir-lhes que são a prioridade, evitando ser o alvo das atenções com o objetivo de obter a melhor concentração e rendimento da equipa. A equipa é a base do sucesso individual, inclusivamente do treinador. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maturação Biológica

"Mini Campeões" - Especialização Precoce

A transição de júnior para sénior - Luís Vilar