Treino de Força - Iniciação

  As crianças e os jovens atletas beneficiam com programas de treino de força para ajudar na melhoria da condição física e no desempenho no desporto, ou ainda para reduzir a probabilidade de lesões durante a prática desportiva e recreativa. (Fleck, 1999, apud, GARCIA; GARCIA; KUPLICH; LINCK, 2007)


  Porém, é preciso utilizar uma escala de progressão gradativa respeitando as fases do desenvolvimento desportivo que começa com a iniciação do trabalho de força no escalão dos sub-13 com exercícios com o peso do próprio corpo e ir progredindo gradativamente com a inclusão de exercícios com peso livre e variações dos métodos e exercícios. (KRAMMER, 1997, APUD SARETTI, 2010)


  Saretti (2010) divide a iniciação do treino de força em 4 categorias: 


- Sub-13/14 (iniciação): Iniciação ao trabalho de força, introdução a exercícios específicos de força priorizando pesos livres e do próprio corpo. 

- Sub-15 (formação): Iniciação ao trabalho de força, carga subestimada, variabilidade de exercícios e metodologia de treino. 

- Sub-17 (especialização): Potencialização do trabalho de força, teste de 1Rm, exercícios de levantamento básico, periodização de acordo com o calendário desportivo. 
- Sub-20 (alto rendimento): Periodização de acordo com o calendário desportivo. 
Sargentim (2010) usa uma classificação parecida, porém divide as etapas em três ciclos: 

- Ciclo 1: a partir dos 11 até os 13 anos.
- Ciclo 2: dos 14 aos 16 anos.

- Ciclo 3: dos 17 aos 20 anos.


  O processo de aprendizagem da força começa a partir do segundo ciclo, onde no seu último ano são introduzidos exercícios de força explosiva de baixa intensidade. Já no terceiro ciclo, dá-se início com um aumento significativo da carga da força explosiva procurando uma especialização. A partir dos 18 anos o atleta atinge seu pico de evolução de rendimento, dando inicio a aplicação do treino força máxima e resistente da força explosiva.

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