Feedback, um instrumento pedagógico - PARTE I
Podemos definir feedback como um retorno da informação que permite avaliar, dirigir e influenciar a atividade do atleta numa determinada direção, ou seja, uma condição obrigatória para ocorrer aprendizagem (corrigir e melhorar movimentos).
Podemos classificá-lo como:-Intrínseco: Indicador interno. Perceção do próprio executante, através do conhecimento da sua performance (visão, proprioceção, tato, audição, etc..) e dos seus resultados
-Extrínseco: Suplemento intrínseco dado pelo Treinador, através do conhecimento da performance (vídeo, fotos, pais, etc..) e dos resultados.
Os fatores que influenciam o Feedback são:
-Motivação: o feedback aumenta os níveis de motivação e leva o atleta a aumentar o esforço.
-Reforço: o feedback permite opinar positiva ou negativamente as ações.
-Informação: feedbacks de informação sobre erros como base para correção.
-Motivação: o feedback aumenta os níveis de motivação e leva o atleta a aumentar o esforço.
-Reforço: o feedback permite opinar positiva ou negativamente as ações.
-Informação: feedbacks de informação sobre erros como base para correção.
Quando há realização de novas tarefas, deve ser utilizado um feedback intenso e seletivo.
Feedback – Precisão?
-Descritivo (geral): indica algo que foi realizado, correto ou errado.-Prescritivo (precisa): fornece uma correção precisa de como melhorar os movimentos.
Feedback – Tempo?
Como a memória a curto prazo perde-se rapidamente e quanto maior o atraso da informação sobre o movimento, menor o efeito que esta tem, podemos concluir que, o Feedback imediato é mais benéfico.
Como a memória a curto prazo perde-se rapidamente e quanto maior o atraso da informação sobre o movimento, menor o efeito que esta tem, podemos concluir que, o Feedback imediato é mais benéfico.
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