"Mini Campeões" - Especialização Precoce

A natureza organiza-se na diversidade e não na especialidade. 
(Freire, 1998)


  Conforme Filgueira (2004), a maioria dos adultos, ao procurarem um desporto para os seus filhos, possuem a ideia errada de torná-los mini campeões e, futuramente, atletas profissionais.

  Quando um pai leva o seu filho para uma academia ou clube é importante saber qual o objetivo do responsável em coloca-lo. Os responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem e treino devem observar e analisar quais as intenções dos pais. Muitos adultos procuram passar para as crianças o desejo de desportista de sucesso que eles não conseguiram alcançar no passado, acabando por acrescentar uma pressão anormal para determinadas idades resultantes em consequências indesejáveis para o futuro destas.

  O treino precoce significa adotar metodologias e princípios diretamente na especialização desportiva inadequada para determinada faixa etária. A especialização tem como objetivo aprimorar a técnica, a tática e a condição física visando sempre a alto rendimento.

  Santana (2004), salienta que existe um consenso na área desportiva de que a especialização precoce submete a criança a riscos consideráveis. Para o autor, os treinadores que adotam procedimentos de ensino que tornam o processo de treino demasiados exigentes e especializados podem levar ao abandono do desporto.

  A iniciação da criança na prática desportiva deve seguir uma progressão pedagógica, lógica e natural, principalmente com a educação do movimento por meio de atividades livres e de carácter natural. Conforme Santana (1996), o treino precoce pode implicar, entre os demais problemas, saturação desportiva, stress competitivo além do excesso de prática.

  
  Nos casos de saturação desportiva e stress competitivo os efeitos são carácter psicológico, que entres estes estão a desmotivação, insegurança, sentir-se ameaçado e medo de errar. No caso do treino excessivo muitas vezes o problema aparece em forma de lesão física e que futuramente poderá afetar o seu perfil psicológico, assim como, prejudicar uma futura carreira desportiva.


  As causas e consequências da especialização precoce são as mais diversas e não cabe somente aos pais mas também aos treinadores a responsabilidade pelo processo adequado de ensino-aprendizagem das crinaças e jovens envolvidas na modalidade. Autores como (Voser e Vargas Neto 2001, Lopes 2007, Santana 1996 e Filgueira 2004), colocam algumas causas, consequências e aspetos importantes para evitar risco na iniciação desportiva:


- Causas: falta de conhecimento do treinador; procurar ganhar; satisfação pessoal (pais e técnicos); sociedade competitiva; filosofia imediatista e ações externas.

- Consequências: sobrecargas emocionais e físicas; lesões, stress, saturação; abandono da prática desportiva; formação escolar deficiente devido à exigência da carreira; unilateralização do desenvolvimento motor e reduzida participação em atividades.

- Aspetos importantes para evitar riscos na Iniciação Desportiva: um maior tempo de recuperação durante os treinos; evitar cargas elevadas (força); saber da limitação das crianças nas tarefas motoras; priorizar os movimentos das habilidades naturais; valorizar as atividades lúdicas e enfatizar os aspetos positivos realizados pela criança no treino.

Pois para Filgueira (2004), a competitividade é parte integrante e estimulante do Desporto, esta deve ser natural e saudável, principalmente quando tratamos de crianças e adolescentes.


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