Por favor... Deixem jogar os míúdos!!!

  Aos dirigentes, pessoas que têm um papel importantíssimo na evolução do futebol e dos futebolistas, cabe também a função de perceberem a necessidade de serem respeitadas as diferentes etapas de crescimento, criando para isso as condições necessárias, fundamentalmente, de tranquilidade, para os treinadores poderem fazer o seu trabalho corretamente, sem estarem sempre preocupados com a relação resultados/manutenção do emprego, mas sim focados no desenvolvimento integral e correto dos seus jovens, proporcionando-lhes as melhores condições e o melhor espaço de crescimento.

  A maioria dos clubes não deve ser conhecido por ganhar alguns jogos, por ficar nos 5 primeiros lugares dos respectivos campeonatos distritais, mas sim por serem clubes formadores, de qualidade, que vão fornecendo jovens aos clubes de maior expressão, permitindo assim que os melhores possam treinar com os melhores, e que esses mesmos jovens venham a jogar nas diferentes selecções nacionais.

Para os pais/encarregados de educação, também uma mensagem importante:

- Não pensem nos vossos filhos como “barras de ouro” ou “fundos de poupança reforma”. Os vossos filhos serão aquilo que puderem vir a ser, quanto mais não seja, bons espectadores do fenómeno desportivo, respeitadores do espectáculo e defensores da ética.
- Ajudem, positivamente, os vossos educandos, quando os treinos ou as competições não lhes correrem bem.
- Sejam espectadores respeitadores, apreciem as habilidades de todos os jovens em campo, não se esqueçam que os vossos educandos também jogam e não jogam sozinhos. Aplaudam, não apupem, não insultem e percebam o papel difícil da arbitragem.
- Não dêem instruções, muitas vezes contraditórias às do treinador, o que só criará conflitos interiores aos vossos educandos e perturbará, claramente, a sua capacidade de decisão.
- Os pais também jogam! Jogam por fora, na forma como incentivam e se interessam pela actividade dos seus filhos!

Por favor… deixem jogar os miúdos!!!
Rui Oliveira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maturação Biológica

"Mini Campeões" - Especialização Precoce

Feedback, um instrumento pedagógico - PARTE I