Coordenação motora - Uma base para o sucesso

  As crianças, durante o seu desenvolvimento, não precisam apenas crescer ou ganhar força. Isso é importante, mas não é a única coisa importante no seu crescimento da criança. Existem mais coisas importantes, como o gosto pela vida, a necessidade de brincar, a aprendizagem em diferentes áreas e a importantíssima coordenação motora, ainda mais quando se fala em desporto, qualquer que seja o desporto. A qualquer atleta, pedimos que este seja bem desenvolvido no que diz respeito à coordenação motora, e a qualquer treinador de formação, pedimos que todos eles evoluam os miúdos neste aspeto quanto possível.


Coordenação motora. O que é?

  A coordenação motora é responsável pelos nossos movimentos, através da ordem que o nosso cérebro envia aos músculos. 

  No futebol, a coordenação motora permite que o jogador seja mais capaz de realizar as várias ações no jogo, uma vez que a sua mente tem maior controlo do seu corpo. Nas artes marciais, um dos maiores focos é a sua coordenação motora, para que os atletas sejam capazes de fazer cada movimento com a maior velocidade e precisão possível. Então, se queremos jogadores bem desenvolvidos, capaz de tratar a bola como ela pede para ser tratada, desde pequenos, estes devem ser treinados nesse aspeto. O uso da escada por exemplo, é um bom exercício para desenvolver a coordenação motora de um jovem atleta:



  Todos aqueles movimentos parecem bastante simples, mas a verdade é que a maioria dos jogadores não os consegue fazer. Mesmo muitos jogadores seniores, não são capazes de os fazer com precisão e precisam treinar até os conseguir.

  Por definição, a coordenação motora é o conjunto harmonioso de movimentos mais ou menos instintivos relacionados com o desenvolvimento físico. Assim, jogadores bem desenvolvidos neste aspeto, são capazes de fazer uma finta quase que naturalmente, sem demorar tempo a decidir como a fazer. Simplesmente a fazem, com controlo sobre a bola e sobre o adversário ou colegas de equipa. Cada vez que Messi ou Ronaldinho ultrapassam um adversário de forma tão rápida, isso tudo diz respeito à coordenação motora desses atletas.

Os tipos de coordenação motora

  Existem dois tipos de coordenação motora que desenvolvemos desde crianças. Na coordenação motora geral que torna possível os grandes movimentos, a pessoa em causa é capaz de andar, correr, saltar, andar de bicicleta e outras atividades. É a parte onde o cérebro controla os nossos músculos esqueléticos, que nos permitem dominar movimentos do corpo por inteiro. Por exemplo, quando um jogador corre em direção à baliza com o foco na bola, como numa situação em que se encontra de frente a frente com o guarda-redes, a coordenação motora geral impede-o de perder o equilíbrio e continuar na sua movimentação até à bola.

  Na coordenação motora fina, a pessoa em causa utiliza os músculos pequenos para conseguir uma maior precisão dos movimentos que realiza, como escrever, costurar, tocar piano, e outros pequenos movimentos que exigem precisão. Por exemplo, fintar um adversário, passar ou segurar a bola requer coordenação motora fina desenvolvida, uma vez que o controlo sobre a bola exige precisão nos movimentos. Assim, um maior controlo dos próprios movimentos permite um maior controlo da bola pelo jogador.


Resultado final
  Algum de vocês discorda que Messi faria tudo isso se a sua coordenação motora fosse subdesenvolvida? É que Messi tem um controlo tão natural dos seus movimentos, que ele e a bola se transformam num só.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maturação Biológica

"Mini Campeões" - Especialização Precoce

Feedback, um instrumento pedagógico - PARTE I